sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Saudade



Revista de literatura Saudade. Lista de autores Aqui

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

À "conversa" com Rui Dias Simão

1 – O surrealismo dá-te muito trabalho?

R: Sobretudo à segunda-feira (sorriso)... A escrita é, em mim, quando
acontece, uma terapia lunissolar e estruturante; por isso, uma atitude
de trabalho inicialmente se não vislumbra e evoca.

2 – A desestruturação mental é uma vantagem para um poeta se sentir confortável num ambiente surreal?

R: Para já, antes pelo contrário... em boa hora, cada anzol, cada peixe; em suma, é preciso estar muito estruturado para saber finalmente desestruturar.

3 – Imagina que dividimos uma garrafa em três partes (o fundo da garrafa, o corpo da garrafa e o gargalo), as quais representam respectivamente três fases do dia (a manhã, a tarde e a noite). Qual é a fase que te influência mais no processo criativo?

R: Debaixo da Lua, sem (100) garrafas...

4 – Fala-me dos teus Animais da Cabeça.

R: É um livro que nasce de uns desenhos que fiz por volta do ano 2000, os quais estiveram longamente pousados sobre um sofá lá de casa, até que.

5 – O desenho e a pintura são o outro lado dos teus poemas. Correspondem à clarificação mental do teu imaginário poético. O que vês quando escreves poesia?

R: A mulher, a tal, nua, dentro dos translúcidos espelhos.

6 – Tens consciência de que a tua poesia marca uma atitude, uma linguagem, que é no essencial a tua própria imagem e comportamento perante a vida e os outros?

R: Tenho. Afinal, talvez não ...

7 – Que realidade entra nos teus poemas?

R: Neste livro ( Os Animais da Cabeça), uma pseudo-realidade quase
fora de si mesma.

8 – Há um diálogo implícito nos teus poemas. Que diálogo é esse e com quem?

R: Só pode ser com o eventual leitor e a literal surdez do mundo.

9 – O teu último livro “Os Animais da Cabeça” é, quanto a mim, um breve tratado psico-filosófico sobre o género humano. É na desconfiguração do quotidiano que investes a tua racionalidade?

R: Parece utópico, mas existe de quando em vez na minha escrita uma
certa irracionalidade a investir no quotidiano.

10 – Em quase todos os teus poemas verifica-se uma linha bem definida de transição entre o sentimento pessimista da vida e o sentimento cómico, risível da vida. Como te defines perante a realidade?

R: Na totalidade dos contrários...